Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Brasileirão 2011: Projeções para o Final Depois da 30ª Rodada

Finalizada a 30ª rodada do Brasileirão 2011, bastante indefinido em relação a quem vai ficar com o título, apresento aqui as projeções para o final, a partir do Modelo Esotérico-Matemático (MEM) - que de esotérico não tem nada!

Ao contrário dos cálculos probabilísticos - os quais, de todo modo, apresento mais abaixo -, o MEM leva em consideração três variáveis para a definição de ordem: número de gols marcados, número de gols sofridos e percentual de passes corretos de cada time.

Nos quatro anos em que o venho empregando, pude perceber alguns pontos relevantes: (i) o histórico que mais se aproxima com o que efetivamente ocorre - e com grande número de acerto - é o das últimas dez rodadas; e (ii) se um time tem uma grande defesa e um grande ataque, provavelmente, estará nas cabeças, mas a prevalência para subir é o maior domínio do desempenho das defesas em relação ao dos ataques. Então, vamos aos resultados, observando que, entre as três projeções abaixo, a do MEM é exatamente a que se encontra mais à esquerda:


A tabela a seguir mostra o histórico das projeções do MEM, para o final do campeonato, considerando o desempenho dos times ao longo das trinta rodadas já realizadas:


Quanto às probabilidades calculadas por vários "sites", ao final desta trigésima rodada, apresento-as no quadro subsequente:


Idem, para as chances de se abraçar à causa da segundona no ano que vem:


E, finalmente, as chances de participação na Libertadores de 2012:


É isso aí: como diria a Ana Carolina (essa foi mal, não?!). Agora, apenas um exercício de imaginação: última rodada, quem vencer fica na primeirona. Estadinho de Sete Lagoas cheio para ver Atlético Mineiro e Cruzeiro! Ou do outro lado da tabela: Engenhão lotado, para assistir ao clássico Botafogo x Fluminense, ou São Januário abarrotado para presenciar Vasco da Gama x Flamengo! Haja coração (outra vez, muito mal! Essa doeu em regiões irremediáveis (rs)).

Uma derradeira observação: daqui a cinco rodadas, na 35ª portanto, postarei estas mesmas projeções, para os números consolidados naquele momento. Ok?!

Um abração a todos.

H.C./Augusto

Nenhum comentário:

Postar um comentário