Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 8 de novembro de 2009

Fim da 34ª Rodada - Brasileirão 2009

Indiscutivelmente – embora nem tanto pelo nível técnico do futebol praticado –, o Campeonato Brasileiro da Série A deste ano está sendo o mais disputado entre todos os de pontos corridos até aqui, mormente pelos times que ora buscam a liderança, a qual, em última instância, leva à própria conquista do título.
Com as vitórias da dupla carioca Flamengo e Fluminense contra, respectivamente, Atlético-MG e Palmeiras, outros dois postulantes ao título, a distância entre o agora líder São Paulo e o próprio Atlético-MG, quarto colocado, é de apenas três pontos, diferença que, plausivelmente, pode ser retirada em apenas uma rodada.
Analisando, entretanto, as partidas que cada um dos quatro primeiros ainda têm pela frente, julgo que a disputa ficará mesmo restrita a São Paulo e Flamengo. E mais: o "campeão" matemático somente deverá ser conhecido na 38ª e última rodada. Todavia, ele mostrará a sua cara já na rodada anterior, a 37ª, uma vez que a derradeira será apenas para ratificar o que ocorrer na anterior, dado que São Paulo e Flamengo terão jogos fáceis, em casa, contra equipes que já a nada mais aspiram neste certame, ou seja, Sport e Grêmio, respectivamente.
Olhando friamente os números de São Paulo e Flamengo, a se considerar um horizonte histórico de jogos mais alargado, por exemplo, de 15 rodadas ou mais, o mais habilitado a vencer o torneio é o time paulista. Considerados horizontes menores que tais 15 rodadas, aí sim o time carioca é o mais habilitado.
Hoje, alguns 'sites' que calculam as chances probabilísticas de cada time, fornecem números para o São Paulo quase duas vezes superiores aos do Flamengo. Veja aquiaquiaqui.
Nada obstante, observa-se pela classificação, que qualquer vitória do Flamengo, com empate do São Paulo, nas próximas rodadas, colocará o time carioca na liderança, por maior número de vitórias.


Na parte de baixo da tabela, parece-nos que apenas o Sport já jogou a toalha: ainda que ganhe as suas quatro últimas partidas, chegará no máximo a 42 pontos, total que, pelas simulações, não o livrará do rebaixamento à Série B no ano que vem.


Os números que apresento, abaixo, relacionam-se à nova projeção final a considerar as médias de cada time, dentro e fora de casa, além das partidas a serem jogadas até a 38ª rodada:


Mas tudo isso são hipóteses meramente matemáticas. E onde fica o futebol bem jogado, propriamente dito ? Bem ... isso anda meio esquecido por estas plagas já há algum tempo ! (JAR/HC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário