Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Brasileirão 2011: Projeções para o Final Depois da 30ª Rodada

Finalizada a 30ª rodada do Brasileirão 2011, bastante indefinido em relação a quem vai ficar com o título, apresento aqui as projeções para o final, a partir do Modelo Esotérico-Matemático (MEM) - que de esotérico não tem nada!

Ao contrário dos cálculos probabilísticos - os quais, de todo modo, apresento mais abaixo -, o MEM leva em consideração três variáveis para a definição de ordem: número de gols marcados, número de gols sofridos e percentual de passes corretos de cada time.

Nos quatro anos em que o venho empregando, pude perceber alguns pontos relevantes: (i) o histórico que mais se aproxima com o que efetivamente ocorre - e com grande número de acerto - é o das últimas dez rodadas; e (ii) se um time tem uma grande defesa e um grande ataque, provavelmente, estará nas cabeças, mas a prevalência para subir é o maior domínio do desempenho das defesas em relação ao dos ataques. Então, vamos aos resultados, observando que, entre as três projeções abaixo, a do MEM é exatamente a que se encontra mais à esquerda:


A tabela a seguir mostra o histórico das projeções do MEM, para o final do campeonato, considerando o desempenho dos times ao longo das trinta rodadas já realizadas:


Quanto às probabilidades calculadas por vários "sites", ao final desta trigésima rodada, apresento-as no quadro subsequente:


Idem, para as chances de se abraçar à causa da segundona no ano que vem:


E, finalmente, as chances de participação na Libertadores de 2012:


É isso aí: como diria a Ana Carolina (essa foi mal, não?!). Agora, apenas um exercício de imaginação: última rodada, quem vencer fica na primeirona. Estadinho de Sete Lagoas cheio para ver Atlético Mineiro e Cruzeiro! Ou do outro lado da tabela: Engenhão lotado, para assistir ao clássico Botafogo x Fluminense, ou São Januário abarrotado para presenciar Vasco da Gama x Flamengo! Haja coração (outra vez, muito mal! Essa doeu em regiões irremediáveis (rs)).

Uma derradeira observação: daqui a cinco rodadas, na 35ª portanto, postarei estas mesmas projeções, para os números consolidados naquele momento. Ok?!

Um abração a todos.

H.C./Augusto

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Brasileirão 2011: Resultados da 29ª Rodada e Palpites para a 30ª Rodada

Vão aqui os resultados obtidos por cada equipe na 29ª rodada, cotejados aos respectivos palpites obtidos pela métrica que ando empregando. Mais abaixo, novos palpites, desta vez para a 30ª rodada.

Ao final dessa 30ª rodada, apresento a projeção da classificação para o final do campeonato, obtida por meio do Modelo Esotérico-Matemático (MEM). Mas atenção: o referido não tem absolutamente nada de esotérico, pois tudo é história dos times ao longo destas quase trinta rodadas já realizadas: gols marcados e sofridos, além do percentual de passes certos. O resto são probabilidades calculadas por inúmeros "sites" especializados em estatística e econometria.



Um abração e até a próxima.

H.C./J.A.R.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Desempenho Comparado das Dez Primeiras Rodadas em Cada Turno do Brasileirão 2011

Terminados todos os jogos da 29ª Rodada do Brasileirão 2011, apresentamos, a seguir, um quadro comparativo do desempenho de cada um dos sete principais postulantes ao título, para as dez primeiras rodadas em cada turno.

Por meio dele se observa que a maioria dos times exibe declínio em seu desempenho, outros melhora - como é o caso do Fluminense. Percebe-se, ainda, piora nos números da defesa de alguns postulantes, sendo a mais expressiva a quantidade de gols tomados pela retaguarda do Flamengo.

Para ciência, observo que os dados estatísticos aglutinados dos campeonatos de 2008 a 2010 mostram que ter uma grande defesa guarda maior correlação com as primeiras posições - inclusive, é óbvio, com a conquista do troféu -, do que, por exemplo, possuir um grande ataque.

Não fossem a distância já meio substancial em que se encontra em relação ao líder (6 pontos) e o momento já avançado do campeonato, diria que o Internacional teria tudo para chegar ao topo, pois sua defesa melhorou e o ataque continua eficiente, mesmo com a ausência momentânea de seu centroavante Leandro Damião.

Ficamos aqui, por agora. Em breve apresentarei as projeções para o final do campeonato, à luz da métrica do Modelo Esotérico-Matemático (MEM), considerando os números até o final da mencionada 29ª rodada.


Um grande abraço a todos.

J.A.R./H.C.

domingo, 9 de outubro de 2011

Resultados da 28ª Rodada e Palpites para a 29ª Rodada do Brasileirão 2011

Sempre informando que os palpites que proponho têm a ver com a quantidade de gols feitos e tomados por cada time nas últimas dez rodadas, com ou sem mando de campo - e absolutamente nada a ver com a qualidade do futebol apresentado por cada preliante -, apresento os palpites para a vindoura 29ª rodada e os resultados obtidos pela métrica do Modelo Esotérico-Matemático, com respeito à finda 28ª rodada:

Sumário da 28ª Rodada


Palpites para a 29ª Rodada


Um abraço para todos e até a próxima.

J.A.R./H.C.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Brasileirão 2011 - Mais Palpites e Resultados - 27ª e 28ª Rodadas

Depois do vergonhoso desempenho da métrica do Modelo Esotérico-Matemático (MEM) para as previsões de resultados para a rodada anterior, a 27ª do Brasileirão 2011 – o qual se comparou ao das previsões do PVC da ESPN, a quem tanto critico (rs), bem assim ao do modelo "Porra Louca com Viés Corintiano", do colega Iatã, todos eles acertando apenas três resultados, ou seja, exatamente a média esperável –, apresento as previsões do MEM para a próxima rodada:

JOGOS DA 27 ª RODADA - PALPITES/RESULTADOS
Bahia 2 (3) x 1 (2) Avaí
Fluminense 2 (3) x 1 (2) Santos
Palmeiras 2 (1) x 1 América-MG
Atlético-MG 3 (1) x 0 (1) Ceará
Atlético-PR 1 (2) x 2 (0) Inter
Figueirense 2 (0) x 1 (0) Coritiba
São Paulo 2 (1) x 2 Flamengo
Vasco 2 x 1 (2) Corinthians
Atlético-GO 1 (2) x 1 (0) Botafogo
Grêmio 2 x 0 Cruzeiro

PRÓXIMOS JOGOS - PALPITES

Jogo Atrasado da 11ª Rodada
Grêmio 2 x 1 Santos

Jogos da 28 ª Rodada - Palpites
Cruzeiro 1 x 2 São Paulo
Botafogo 2 x 1 Bahia
Coritiba 2 x 0 Grêmio
América-MG 2 x 1 Atlético-MG
Santos 1 x 1 Palmeiras
Flamengo 1 x 2 Fluminense
Internacional 2 x 2 Vasco da Gama
Ceará 1 x 1 Figueirense
Corinthians 2 x 1 Atlético-GO
Avaí 1 x 1 Atlético-PR

Observo que quando ocorre erro, na previsão pelo MEM, no número de gols de um determinado time em uma partida, em 73,5% (esta é a média nas cinco rodadas em que houve projeção), ou seja, praticamente em 3 a cada 4 oportunidades, a diferença é de apenas um (1) gol.

Outra inferência que se extrai dos dados: nas partidas em que o MEM apontava a vitória de um dado time e errou o resultado, apenas em 16,7% a vitória foi de seu oponente, ocorrendo empate nos 83,3% casos restantes, ou seja, uma (1) a cada seis (6) oportunidades.

Vejamos o que ocorre na próxima rodada.

J.A.R./H.C.

Aquilo Que Não Se Pode Aceitar em Caeiro

Ao ler alguns dos belos poemas de Alberto Caeiro, o exímio heterônomo de Fernando Pessoa, encontramos passagens desoladoras, que apontam para a aceitação de planos da realidade de um modo quase determinístico. O que se haveria de comentar do seguinte excerto?

ONTEM O PREGADOR DE VERDADES DELE

(...)
Haver injustiça é como haver morte.
Eu nunca daria uma passo para alterar
Aquilo a que chamam a injustiça do mundo.
Mil passos que desse para isso
Eram só mil passos.
Aceito a injustiça como aceito uma pedra não ser redonda.
E um sobreiro não ter nascido pinheiro ou carvalho.
Cortei a laranja em duas, e as duas partes não podiam ser iguais.
Para qual fui injusto - eu, que as vou comer a ambas?

(Fernando Pessoa - Alberto Caeiro)

Não lhe parece, leitor, que o autor lusitano não estaria insinuando que nada vale tentar mudar no mundo, se, ao fim, o destino de cada um é o passamento? Não seria uma proposta à inação?

H.C./Augusto