Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Pesquisas de Intenção de Voto – 2º Turno Presidente 2010 – Entre 10 e 13/10/10

A julgar pelas três primeiras pesquisas de intenção de voto para presidente, no segundo turno das eleições 2010, entre Dilma e Serra, considerando que os períodos de pesquisas transcorrem dos números obtidos pelo Datafolha, passando aos da Vox Populi, atingindo ao fim os do Ibope, o percentual de indecisos caiu de 7% para 6% e daí a 3%, e nulos e brancos oscilaram entre 4%, 6% e 5%, nessa ordem.

Com tais números, ainda que Serra consiga obter o voto dos 3% indecisos, detectados pelo Ibope mais recentemente, não conseguiria atingir o mínimo necessário para cobrir a diferença de 6% entre os 49% obtidos por Dilma e os 43% alcançados pelo candidato do PSDB na mesma pesquisa. Logo, apenas a mudança de votos, hoje declarados para Dilma, poderá mudar o resultado da eleição, isto se esses votos não forem anulados ou deixados em branco, mas apenas se migrarem para Serra.

A diferença percentual, em votos válidos, entre Dilma e Serra, passou de 7,9% na pesquisa do Datafolha, a 9,1% na do Vox Populi e daí a 6,5% na do Ibope, sendo que esta última contemplou entrevistas no próprio dia 13/10/10, quando então foi divulgada.

A margem de erro da pesquisa da Vox Populi limita-se a 1,8%, e a do Datafolha e do Ibope a 2%.

Quanto a tendências de crescimento ou descrescimento real das candidaturas na preferência popular, é absolutamente impossível concluir qualquer coisa neste momento, pois os três principais institutos de pesquisa erraram muito no primeiro turno - fora das suas margens de erro -, quando Dilma teve 46,9% dos votos válidos, para projeções de 53%, 51% e 50% da Vox Populi, do Ibope e do Datafolha, respectivamente.

Além disso, os percentuais atuais representam ganhos em ambas as candidaturas, o que impede de compará-los aos números do primeiro turno, tanto mais que, por ora, a disputa passou a apenas dois pleiteantes ao cargo de presidente.

Uma possível conclusão acerca dos números comparados das três entidades que apresentaram resultados de pesquisa até aqui para o segundo turno é a seguinte: a candidatura de Dilma encontra-se estável neste momento, pois Datafolha e Ibope apontam 49% do total de votos para ela, enquanto que o Vox Populi registrou 48%. Esses números ratificam a nossa tese anterior: como brancos e nulos ficam entre 4% e 6% em tais pesquisas, isso faz com que a percentagem de Serra se torne, automaticamente, inferior aos 50% dos votos válidos, o que implica a já mencionada necessidade de "roubar" eleitores hoje manifestamente propensos a votar na candidata do PT.

Esperemos os próximos movimentos, escândalos, debates e pesquisas. Esse final promete ser emocionante.

P.s.: Ainda não observei nenhum comentário na mídia ou na internet, sobre os efeitos que podem ter os feriados de segunda (1/11) e terça-feira (2/11) sobre as eleições. Estimo que, como os eleitores de Serra são os de maior renda - como as pesquisas vêm mostrando -, há a possibilidade de uma maior quantidade deles viajar a locais próximas ou remotos, abstendo-se portanto de votar. Isso pode comprometer os números finais a serem obtidos pelo candidato tucano.

(J.A.R./H.C.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário