Alpes Literários

Alpes Literários

Subtítulo

UM PASSEIO PELOS ALPES LITERÁRIOS

domingo, 22 de outubro de 2017

Murilo Mendes - Limites da Razão

Os limites da razão são aqueles até onde o poema se espraia com algum sentido, além dos quais as palavras passam a ser reverberações metastásicas de um inconsciente inflado, com poderes para recriar, em outras dimensões, toda a realidade experimentada com os pés bem fixos no chão.

Parecem-se às “alucinações” surrealistas, enigmáticas, quase indecifráveis, harmoniosas a seu modo, contudo, pairando no mesmo espaço neblinado e unitário em que o poeta, “montado no cavalo mecânico do gênio do tempo”, vivencia os seus momentos de pura iluminação...

J.A.R. – H.C.

Murilo Mendes
(1901-1975)

Limites da Razão

1

Atrás do meu pensamento
os demônios destroem as meninas que eu gostei,
fazem com o movimento e o espírito delas
um samba pros outros dançarem.

2

O manequim vermelho do espaço
que de noite eu levanto a mão para tocar
chega perto de mim
tem um ritmo próprio
um andar quase humano.
Já vi há muitos anos numa cidade do interior
uma professora inglesa que andava assim.
De tanto as costureiras do ateliê de Dona Laura
se esfregarem no manequim de tarde
ele já quer sair das camadas primitivas
daqui a mil anos será uma grande dançarina
dançará sobre minha cova diante do cartaz dos astros
quando eu mesmo dançar minha vida realizada
no terraço dos astros.

3

Alongamento:
tudo foge na hora extrema
banhado na neblina da agonia
as constelações me abrem a porta
e montado no cavalo mecânico do gênio do tempo
atinjo a região proibida aos humanos,
mas nunca poderei ser totalmente outro.
Alguma coisa me fica do mundo antigo.
Desenvolvo-me em planos harmoniosos
distingo a iluminação dos pensamentos,
amparado pelas formas que moram no espaço
realizo a perfeição da minha unidade,
penetro a vida das cores novas, dos sons definitivos
e enlaço a forma do amor
vivendo pra sempre dentro de mim.

Chaves
(Vladimir Kush: artista russo)

Referência:

MENDES, Murilo. Limites da razão. In: Poemas: 1925-1929 e Bumba-meu-Poeta: 1930-1931. Organização, introdução, variantes e bibliografia por Luciana Stegagno Picchio. 3. reimp. Rio de Janeiro, RJ: Nova Fronteira, 1988. p. 68-69.

Nenhum comentário:

Postar um comentário